Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública Reportar como inadecuado




Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre da Costa Ferreira ; Diego Luz Moura ; Tiago Lisboa Bartholo ; Marcos Carneiro da Silva ;Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Antonio Jorge Gonçalves Soares

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Gonçalves Soares, Antonio Jorge; Costa Ferreira, Alexandre da; Luz Moura, Diego; Lisboa Bartholo, Tiago; Carneiro da Silva, Marcos Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
71-96 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tempo e espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública Antonio Jorge Gonçalves Soares* Alexandre da Costa Ferreira** Diego Luz Moura*** Tiago Lisboa Bartholo**** Marcos Carneiro da Silva***** Resumo: O objetivo é analisar as possibilidades de educação corporal no espaço e tempo das aulas de educação física, treinos, recreios e tempos vagos numa escola pública do Rio de Janeiro.
Foram realizadas observações das aulas, dos tempos vagos e dos recreios e entrevistas com alunos e a professora. Conclui-se que o espaço e tempo das aulas não são identificados positivamente, ao menos para grande parcela de alunos. Os motivos estão intrincados numa teia complexa de tensões entre atores da instituição escolar, comunidade que acolhe a escola, diversidade de valores sobre a formação do cidadão e “função” da educação física. Palavras-chave: Observação.
Motivação.
Educação Física. 1 INTRODUÇÃO O presente estudo analisa o cotidiano das aulas de educação física e das demais atividades corporais praticadas no recreio, nas atividades de treino esportivo e nos tempos vagos numa escola pública do município do Rio de Janeiro.
Os objetivos do texto são: observar as poss...





Documentos relacionados