Educação física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche Reportar como inadecuado




Educação física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre Fernandez Vaz ;Movimento 2010, 16 (1)

Autor: Ana Cristina Richter

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Movimento ISSN: 0104-754X stigger@adufrgs.ufrgs.br Escola de Educação Física Brasil Richter, Ana Cristina; Fernandez Vaz, Alexandre Educação Física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche Movimento, vol.
16, núm.
1, enero-marzo, 2010, pp.
53-70 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115312527004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Educação Física, educação do corpo e pequena infância: interfaces e contradições na rotina de uma creche Ana Cristina Richter* Alexandre Fernandez Vaz** Resumo: Partindo de uma etnografia em uma creche, o trabalho trata do “lugar” da Educação Física na Educação Infantil.
Este se materializa, entre outros, na busca das profissionais pela delimitação de um espaço “adequado” às aulas, o que encontra o anseio por um ambiente que evite a ”dispersão”, a “mistura” e que mantenha as crianças “devidamente” resguardadas.
Os resultados revelam uma rotina institucional em que práticas corporais e cuidados com o corpo são protagonistas, também se traduzindo em momentos marcados por: castigos e ameaças, práticas de exclusão e preconceito, violência, controle dos gestos e padronização de movimentos. Palavras-chave: Educação Física.
Educação infantil.
Creches. Comportamento infantil.
Antropologia cultural. 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho se ocupa de parte dos resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de atendimento à pequena infância da Rede Pública de Ensino de Florianópolis, composta por trinta e oito profissionais que atendiam, naquele momento, cento e oitenta crianças entre 0 e (5) 6 anos de ida...





Documentos relacionados