Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado Reportar como inadecuado




Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lincoln Nunes Poubel ; Thatiana Valory dos Santos Mello ;Aletheia 2009, (30)

Autor: Adriana Benevides Soares

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Benevides Soares, Adriana; Nunes Poubel, Lincoln; Valory dos Santos Mello, Thatiana Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
213-227 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.213-227, jul.-dez.
2009 Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado Adriana Benevides Soares Lincoln Nunes Poubel Thatiana Valory dos Santos Mello Resumo: Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário.
A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de Psicologia de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001; QVA de Almeida & Ferreira, 1997 adaptado para a população brasileira por Villar & Santos (2001), citado em Villar, 2003).
Foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA.
Os resultados permitem afirmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os de instituições privadas.
Foram encontradas correlações entre adaptação acadêmica e habilidades sociais.
Para os alunos de instituições públicas as habilidades sociais se relacionam principalmente com as dimensões pessoal e contextual, e, para os de instituições particulares, com a dimensão de realização. Palavras-chave: Habilidades sociais, adaptaçã...





Documentos relacionados