A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica Reportar como inadecuado




A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Laís Piovesan ; Paulina Cecilia Mantovani ;Aletheia 2009, (30)

Autor: Anelise Hauschild Mondardo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Hauschild Mondardo, Anelise; Piovesan, Laís; Mantovani, Paulina Cecilia A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
158-171 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.158-171, jul.-dez.
2009 A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica Anelise Hauschild Mondardo Laís Piovesan Paulina Cecilia Mantovani Resumo: O presente trabalho objetivou investigar o tratamento psicoterápico oferecido por uma Clinica-Escola de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar a percepção de melhora de pacientes atendidos enfocando, principalmente, as variáveis envolvidas no processo de mudança psíquica que acaba possibilitando tal melhora.
Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 5 (cinco) pacientes atendidos na Clinica-Escola, cujo tempo médio de tratamento foi, no mínimo, de 6 (seis) meses e meio.
Os dados foram analisados de forma qualitativa através do método análise de conteúdo segundo Bardin (1979).
As principais categorias que emergiram a partir da análise das entrevistas aludem aos benefícios proporcionados pela Psicoterapia e aos fatores que contribuem para a obtenção de melhora.
Observou-se que as pacientes entrevistadas percebem de forma satisfatória o tratamento psicoterápico do qual participaram. Palavras-chave: Psicoterapia, avaliação dos resultados, processo de melhora. The understanding of the patient as...





Documentos relacionados