O -adolescer- e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer Reportar como inadecuado




O -adolescer- e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Virgínia Torres Schall ; Celina Maria Modena ;Aletheia 2009, (30)

Autor: Adryene Milanez Rezende

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Milanez Rezende, Adryene; Torres Schall, Virgínia; Modena, Celina Maria O -adolescer- e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
88-100 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.88-100, jul.-dez.
2009 O “adolescer” e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer Adryene Milanez Rezende Virgínia Torres Schall Celina Maria Modena Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a vivência da adolescência e do câncer, discutindo a importância da Casa de Apoio para acolher os sujeitos nessa trajetória.
O estudo baseia-se em um relato de caso de uma adolescente portadora de tumor cerebral atendida pelo Sistema Único de Saúde e hospedada em uma Casa de Apoio.
Em uma perspectiva fenomenológica foram utilizadas a entrevista e o desenho para descrição da vivência.
Os resultados apontaram as estratégias de enfrentamento do câncer associadas às vivências do adolescer.
A Casa de Apoio apareceu como local de amparo e construção de laços sociais.
Constatou-se a necessidade de criar programas específicos para esses pacientes, considerando que vivenciar ambos os processos é significantemente difícil e complexo. Palavras-chave: Câncer, adolescente, casa de apoio. Being a teenager and becoming sick: Teens living with cancer Abstract: This article aims to describe living experience of a teenager with cancer, discussing the importance of the Support House in assisting the patient on his path.
The research is based on a case report of this teen...





Documentos relacionados