Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação Reportar como inadecuado




Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Aparecida Crepaldi ;Aletheia 2009, (30)

Autor: Letícia Macedo Gabarra

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Macedo Gabarra, Letícia; Aparecida Crepaldi, Maria Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação Aletheia, núm.
30, julio-diciembre, 2009, pp.
59-72 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115013591006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 30, p.59-72, jul.-dez.
2009 Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação Letícia Macedo Gabarra Maria Aparecida Crepaldi Resumo: O trabalho do psicólogo com pessoas amputadas é crescente, em virtude das questões de saúde da população, tais como o aumento da expectativa de vida e de comorbidades.
O objetivo do artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre os aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação de membros.
Primeiramente foram descritos os tipos de amputações de membros, apontando as causas, incidência e níveis da operação no corpo; em seguida a implicação da relação médico paciente na decisão pela cirurgia; e posteriormente, buscou-se relacionar e discutir os aspectos emocionais relacionados com a amputação através pesquisas e estudos da área.
Considera-se que os aspectos emocionais têm destaque no processo de amputação, porém existem lacunas a serem pesquisadas no campo da Psicologia, para o embasamento das intervenções e atuações adequadas às reais demandas nesta área. Palavras-chave: Amputação de membros, aspectos psicológicos, psicologia da saúde. The psychological aspects of amputation surgery Abstract: The Psychologist’s work with amputees is increasing due to Public Health issues such as an increase in life expectancy and co-mo...





Documentos relacionados