A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação profissional Reportar como inadecuado




A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação profissional - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aletheia 2009, (29)

Autor: Eduardo Pinto e Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Aletheia ISSN: 1413-0394 mscarlotto@ulbra.br Universidade Luterana do Brasil Brasil Pinto e Silva, Eduardo A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação profissional Aletheia, núm.
29, enero-junio, 2009, pp.
43-56 Universidade Luterana do Brasil Canoas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=115012533005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aletheia 29, p.43-56, jan.-jun.
2009 A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação proÞssional Eduardo Pinto e Silva Resumo: O artigo discute a escuta do discurso do trabalhador estressado como possível estratégia de criação de espaços de discussões sobre o cotidiano do trabalho e a gestão e organização do trabalho.
Os dados apresentados são de pesquisa de doutorado deste autor sobre o estresse em guardas municipais.
Na sua primeira etapa veriÞcou-se, através do Inventário de Sintomas de Stress, 32% de trabalhadores estressados.
Em entrevistas se veriÞcou relações entre o estresse e aspectos da gestão e organização do trabalho, dentre os quais o da formação proÞssional.
Na segunda etapa foram coletados dados sobre a formação proÞssional através de questionários e entrevistas.
Concluiu-se que uma formação proÞssional baseada em discussões sobre o cotidiano de trabalho seja fundamental para a saúde mental e os desenvolvimentos proÞssional e organizacional. Palavras-chave: estresse, gestão, formação proÞssional. Listening to stressed workers as a strategy for professional formation enhancement Abstract: This paper deals with listening to stressed workers’ discourse as a possible strategy for the creation of areas of discussion about their ...





Documentos relacionados