Influência da qualidade da semente e do tipo de substrato na formação de mudas de espinheira-santa Reportar como inadecuado




Influência da qualidade da semente e do tipo de substrato na formação de mudas de espinheira-santa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Diana SIGNOR ; Eliana Márcia MACHADO ; Luiz Antonio BIASI ; Daniela Macedo de LIMA ;Scientia Agraria 2008, 9 (1)

Autor: Ana Paula de Jesus KOWALSKI

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Scientia Agraria ISSN: 1519-1125 sciagr@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil KOWALSKI, Ana Paula de Jesus; SIGNOR, Diana; MACHADO, Eliana Márcia; BIASI, Luiz Antonio; Macedo de LIMA, Daniela INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA SEMENTE E DO TIPO DE SUBSTRATO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE ESPINHEIRA-SANTA Scientia Agraria, vol.
9, núm.
1, 2008, pp.
15-20 Universidade Federal do Paraná Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=99516828003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto KOWALSKI, A.P.J.
et al.
Influência da qualidade da semente. INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DA SEMENTE E DO TIPO DE SUBSTRATO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE ESPINHEIRA-SANTA INFLUENCE OF SEED QUALITY AND TYPE OS SUBSTRATE ON PLANT FORMATION OF ESPINHEIRA-SANTA Ana Paula de Jesus KOWALSKI1 Diana SIGNOR1 Eliana Márcia MACHADO1 Luiz Antonio BIASI2 Daniela Macedo de LIMA3 RESUMO A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) é uma espécie medicinal nativa do Brasil, com ampla utilização popular e grande demanda pela indústria de medicamentos fitoterápicos.
Este trabalho teve como finalidade avaliar a influência da massa das sementes, estádio de coleta dos frutos e de substratos no desenvolvimento inicial de plantas de Maytenus ilicifolia.
Sementes foram coletadas, no mês de janeiro de 2006, de plantas matrizes com 6 anos de idade, oriundas da Estação Experimental do Canguiri da Universidade Federal do Paraná, Pinhais-PR.
No primeiro experimento, sementes com diferentes massas foram coletadas de frutos abertos, tiveram sua massa fresca determinada individualmente em balança de precisão e foram semeadas em tubetes contendo substrato Plantmax HT®.
No segundo experimento foram testadas concentrações de composto orgânico (0...





Documentos relacionados