Modelo de formação de estratégias de gestão em instituições de ensino superior sob o enfoque da teoria da complexidade Reportar como inadecuado




Modelo de formação de estratégias de gestão em instituições de ensino superior sob o enfoque da teoria da complexidade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rolf Hermann Erdmann ;RAIRevista de Administração e Inovação 2007, 4 (1)

Autor: Luiza Maria Bessa Rebelo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAI - Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039 campanario@uninove.br Universidade de São Paulo Brasil Bessa Rebelo, Luiza Maria; Erdmann, Rolf Hermann MODELO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOB O ENFOQUE DA TEORIA DA COMPLEXIDADE RAI - Revista de Administração e Inovação, vol.
4, núm.
1, 2007, pp.
5-20 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=97317205002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 5 MODELO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE GESTÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOB O ENFOQUE DA TEORIA DA COMPLEXIDADE Luiza Maria Bessa Rebelo Doutora em Engenharia da Produção - UFSC E-mail: rebelolu@terra.com.br [Brasil] Rolf Hermann Erdmann Doutor em Engenharia de Produção - UFSC E-mail: erdmann@newsite.com.br [Brasil] Resumo O presente artigo tem por objetivo apresentar um modelo criado para avaliar o processo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como base a Teoria da Complexidade.
Para realização do mesmo se utilizou o referencial teórico sobre universidades, sobre formação de estratégias e sobre a teoria da complexidade e dos sistemas adaptativos complexos (SAC’s).
Com esse marco teórico elaborou-se o modelo que serviu de parâmetro de análise para o estudo de caso.
Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, sobre a dinâmica do processo de formação de estratégias em Planos de Gestão de IES.
Usou-se o procedimento do estudo longitudinal, com base em análise documental, em entrevistas semi-estruturadas e em observações diretas realizadas na instituição escolhida para constituir-se no est...





Documentos relacionados