Modelo sinérgico de pesquisa subsidiada: transferência de tecnologia, criação de empresas e inovação Reportar como inadecuado




Modelo sinérgico de pesquisa subsidiada: transferência de tecnologia, criação de empresas e inovação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Louis Jacques Filion ;RAIRevista de Administração e Inovação 2008, 5 (1)

Autor: João Bento Oliveira

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAI - Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039 campanario@uninove.br Universidade de São Paulo Brasil Bento Oliveira, João; Jacques Filion, Louis MODELO SINÉRGICO DE PESQUISA SUBSIDIADA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, CRIAÇÃO DE EMPRESAS E INOVAÇÃO RAI - Revista de Administração e Inovação, vol.
5, núm.
1, 2008, pp.
53-66 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=97317200005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 53 ARTIGOS MODELO SINÉRGICO DE PESQUISA SUBSIDIADA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, CRIAÇÃO DE EMPRESAS E INOVAÇÃO João Bento Oliveira* Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGV-SP Professor do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Uberlândia – UFU E-mail: jbento@ufu.br [Brasil] Louis Jacques Filion Doctor of Entrepreneurship – Lancaster University Director of Rogers-J.A.Bombardier Chair of Entrepreneurship, HEC Montreal.
The Montreal Business School E-mail: louisjacques.filion@hec.ca [Canadá] Resumo O artigo analisa a natureza da transferência de tecnologia desenvolvida por pesquisa subsidiada em instituições acadêmicas e centros de pesquisa, e mostra algumas experiências que foram bem sucedidas no exterior.
Através de estudo realizado no Canadá, analisa os modelos de transferência de tecnologia com a criação de empresas de base tecnológica (EBT’s) e com licenciamentos de patentes, comparando os resultados em termos de geração de empregos e renda.
Demonstra a definição de EBT, empreendedorismo tecnológico e processo de inovação, bem como as defesas e controvérsias sobre a criação de empresas a partir da pesquisa aplicada.
Em se...





Documentos relacionados