Chaïm perelman e o combate à retórica da eficácia dos sofistas Reportar como inadecuado




Chaïm perelman e o combate à retórica da eficácia dos sofistas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Opinión Jurídica 2014, 13 (25)

Autor: Jackelline Fraga Pessanha

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Opinión Jurídica ISSN: 1692-2530 mbocanument@udem.edu.co Universidad de Medellín Colombia Fraga Pessanha, Jackelline Chaïm Perelman e o combate à retórica da eficácia dos sofistas Opinión Jurídica, vol.
13, núm.
25, enero-junio, 2014, pp.
191-202 Universidad de Medellín Medellín, Colombia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=94532532012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Opinión Jurídica - UNIVERSIDAD DE MEDELLÍN Chaïm Perelman e o combate à retórica da eficácia dos sofistas* Jackelline Fraga Pessanha** Recibido: Noviembre 15 de 2013 Aprobado: Marzo 4 de 2014 Resumo A proposta do presente artigo é apresentar a Teoria da Argumentação segundo Chaïm Perelman, demonstrando o contexto histórico de quando foi criada, bem como a sua aplicação na atualidade, pois é por meio da argumentação que o aplicador do direito se comunica, sendo a retórica uma das principais fontes da teoria da argumentação procurando a solução de litígios. Palavras-Chave: Teoria da Argumentação; Aristóteles; Chaïm Perelman; Persuasão. * Este artigo é fruto de uma pesquisa independente desenvolvida pela autora, com o objetivo de desenvolver o debate acerca do tema. O desenvolvimento dessa pesquisa durou aproximadamente (6) seis meses, entre março e setembro de 2013. ** Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV.
Graduada pela Faculdade de Direito de Vila Velha.
Professora Universitária da Faculdade São Geraldo-ES.
Assessora do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
jackellinepessanha@yahoo.com.br Opinión Jurídica, Vol.
13, N° 25, pp.
191-202 - ISSN 1692-2530 • Enero-Junio de 2014 - 212 p.
Medellín, Colombia 191 Jac...





Documentos relacionados