Compreensão como arte: notas -hermenêuticas- sobre constituição e constitucionalismo Reportar como inadecuado




Compreensão como arte: notas -hermenêuticas- sobre constituição e constitucionalismo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Prisma Jurídico 2009, 8 (1)

Autor: Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Prisma Jurídico ISSN: 1677-4760 prismajuridico@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Morgadinho dos Santos Coelho, Nuno Manuel Compreensão como arte: notas -hermenêuticas- sobre Constituição e constitucionalismo Prisma Jurídico, vol.
8, núm.
1, enero-junio, 2009, pp.
53-75 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93412810004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Compreensão como arte: notas “hermenêuticas” sobre Constituição e constitucionalismo Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho Doutor em Direito – Universidade Federal de Minas Gerais. Docente de Filosofia do Direito, Ética e Lógica e Epistemologia – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP São Paulo [Brasil] nunommcoelho@yahoo.com Este artigo estuda a concepção da interpretação (de qualquer texto, de qualquer palavra) como arte, no quadro do pensamento de Schleiermacher e de suas raízes em Kant, retomando alguns aspectos interessantes desde um ponto de vista ético (compreendendo moral, política e direito) – como o lugar do sentimento e do gênio em toda compreensão e seu caráter dialógico e criativo – com a finalidade de contribuir para o debate contemporâneo sobre o que significa (o que é, o que mobiliza e o que implica) interpretar a Constituição. Palavras-chave: Hermenêutica.
Interpretação da constituição. Schleiermacher. Prisma Jur., São Paulo, v.
8, n.
1, p.
53-75, jan.-jun.
2009. 53 Compreensão como arte: notas “hermenêuticas” sobre Constituição e constitucionalismo 1 O objeto e a perspectiva que o artigo experimenta A hermenêutica, que encontra em Schleiermacher um fundador, pode oferecer novas perspectivas para o en...





Documentos relacionados