Direitos fundamentais e cidadania: desafios diante da globalização hegemônica neoliberal Reportar como inadecuado




Direitos fundamentais e cidadania: desafios diante da globalização hegemônica neoliberal - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Aloísio Krohling ;Prisma Jurídico 2009, 8 (1)

Autor: Raphael Boldt

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Prisma Jurídico ISSN: 1677-4760 prismajuridico@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Boldt, Raphael; Krohling, Aloísio Direitos fundamentais e cidadania: desafios diante da globalização hegemônica neoliberal Prisma Jurídico, vol.
8, núm.
1, enero-junio, 2009, pp.
31-51 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93412810003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Direitos fundamentais e cidadania: desafios diante da globalização hegemônica neoliberal Raphael Boldt Mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais –FDV; Graduado em Direito –Univila – e Comunicação Social –UVV; Vila Velha-ES [Brasil] raphaelboldt@hotmail.com Aloísio Krohling Pós-Doutor em Filosofia Política – UFRJ; Ph.D em Filosofia – UFES; Docente do Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais – FDV. Vila Velha-ES [Brasil] krohling@gmail.com Vivemos numa sociedade dilacerada por desigualdades, culturalmente autoritária e subjugada pela globalização hegemônica neo­ liberal e por uma história de dominação e opressão.
Embora a Constituição Federal contemple inúmeros direitos fundamentais, a maioria da população brasileira sobrevive despojada de seus direitos, e o Estado de Direito continua a ser um projeto inacabado.
Busca-se, neste artigo, desvelar o atual panorama dos direitos fundamentais nos países periféricos e, sobretudo, no Brasil, não se comprometendo em encontrar soluções, mas com o objetivo de propor reflexões que promovam o debate e favoreçam a mudança por meio da reconstrução de conceitos como Estado, soberania e cidadania, tão desgastados e, ao mesmo tempo, tão importantes para a construção de um paradigma realmente demo...





Documentos relacionados