Direito e serragem: esfera pública e a reprodução da dogmática jurídica Reportar como inadecuado




Direito e serragem: esfera pública e a reprodução da dogmática jurídica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Prisma Jurídico 2009, 8 (1)

Autor: Pádua Fernandes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Prisma Jurídico ISSN: 1677-4760 prismajuridico@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Fernandes, Pádua Direito e serragem: esfera pública e a reprodução da dogmática jurídica Prisma Jurídico, vol.
8, núm.
1, enero-junio, 2009, pp.
11-14 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93412810001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Direito e serragem: esfera pública e a reprodução da dogmática jurídica O chamado de artigos para o tema Direito e Esfera Pública resultou em abordagens muito diversas, provenientes do Direito Público, da Filosofia e da Hermenêutica.
Autores clássicos como Schleiermacher e Kant são analisados nos artigos aqui reunidos, além de pensadores contemporâneos tão diferentes quanto Habermas e Agamben, passando pelo pensamento brasileiro da antropofagia modernista. O artigo “Direitos fundamentais e cidadania: desafios diante da globalização hegemônica neoliberal”, de Raphael Boldt e Aloísio Krohling, lida com o panorama dos direitos fundamentais nos países periféricos na era da globalização e com a dificuldade de o Estado defender seus cidadãos contra decisões tomadas não na esfera interna, mas por atores do “capitalismo planetário”. “Compreensão como arte: notas “hermenêuticas” sobre Constituição e constitucionalismo”, de Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, tem como centro a hermenêutica de Schleiermacher e sua possível contribuição para o constitucionalismo por meio do diálogo com a tradição da interpretação constitucional nos contextos da vida e da jurisprudência à opinião pública. Carlos Leone, com “Uma aproximação por Kant à sociedade civil: o discurso crític...





Documentos relacionados