A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos Reportar como inadecuado




A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria de Lourdes Borges ;Redes. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales 2008, (14)

Autor: Edgar Reyes Junior

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Redes.
Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales E-ISSN: 1579-0185 revista-redes@redes-sociales.net Universitat Autònoma de Barcelona España Reyes Junior, Edgar; Borges, Maria de Lourdes A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos Redes.
Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, núm.
14, junio, 2008 Universitat Autònoma de Barcelona Barcelona, España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=93101408 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto REDES- Revista hispana para el análisis de redes sociales Vol.14,#8, Junio 2008 http:--revista-redes.rediris.es A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: Um entendimento da cartografia dos grupos Edgar Reyes Junior & Maria de Lourdes Borges – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo – RS, Brasil1 Resumo Diversos cientistas lançaram-se em busca de explicações para o fenômeno dos grupos.
O que se propõe aqui é a possibilidade da utilização do software Ucinet 6.0 e Pajek 1.10 para demonstrar a denominada ‘cartografia’ de dois grupos acadêmicos.
Pretende-se colaborar com o entendimento das relações de tais grupos em favor de um melhor aproveitamento acadêmico.
A estrutura de relações entre os estudantes destes grupos acadêmicos pode influenciar na capacidade de aprendizado e na produção destes grupos.
Por meio da análise de redes sociais, se objetivou verificar estas estruturas de relações.
Metodologicamente, uma survey, aplicada uma turma de pós-graduação e em uma de graduação em administração. Com o uso dos softwares, suas redes de relações foram elaboradas, sendo possíve...





Documentos relacionados