Prevalência de osteoporose e osteopenia em pacientes atendidos em um serviço de densitometria óssea no município de guarulhos Reportar como inadecuado




Prevalência de osteoporose e osteopenia em pacientes atendidos em um serviço de densitometria óssea no município de guarulhos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marta Ferreira Bastos ;ConScientiae Saúde 2007, 6 (2)

Autor: Lúcia Misae Kishi

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Misae Kishi, Lúcia; Ferreira Bastos, Marta Prevalência de osteoporose e osteopenia em pacientes atendidos em um serviço de densitometria óssea no município de Guarulhos ConScientiae Saúde, vol.
6, núm.
2, 2007, pp.
241-248 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=92960205 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Prevalência de osteoporose e osteopenia em pacientes atendidos em um serviço de densitometria óssea no município de Guarulhos Editorial Lúcia Misae Kishi Graduanda em Ciências Biológicas – UNG. Guarulhos – SP [Brasil] lmkishi@hotmail.com Marta Ferreira Bastos Ponto de vista Professora do Laboratório de Biociências e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa – UNG. Guarulhos – SP [Brasil] martabastos@butantab.gov.br mfbastos@prof.ung.br Artigos Instruções para os autores A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que torna os ossos susceptíveis a fraturas.
É atualmente considerada um dos problemas de saúde mais comuns e sérios para a população idosa, especialmente, a do sexo feminino.
Foi realizado estudo retrospectivo para avaliar a prevalência de osteoporose e osteopenia nos pacientes atendidos em serviço de densitometria óssea, no município de Guarulhos, Estado de São Paulo.
Foram avaliadas 382 fichas, sendo a maioria de pacientes do sexo feminino, raça branca, com algum tipo de alteração óssea, porém somente pequena parcela estava em tratamento.
A coluna vertebral e o fêmur foram as principais regiões avaliadas.
Estudos que contribuam para traçar um perfil dos indi...





Documentos relacionados