Células-tronco e a odontologia Reportar como inadecuado




Células-tronco e a odontologia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Fernanda Lasakosvitsch Castanho ;ConScientiae Saúde 2007, 6 (1)

Autor: Cássia Lasakosvitsch Kolya

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Lasakosvitsch Kolya, Cássia; Lasakosvitsch Castanho, Fernanda Células-tronco e a odontologia ConScientiae Saúde, vol.
6, núm.
1, 2007, pp.
165-171 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=92960119 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Células-tronco e a odontologia Cássia Lasakosvitsch Kolya Cirurgiã-dentista. São Paulo – SP [Brasil] cassiak@gmail.br Fernanda Lasakosvitsch Castanho Editorial Doutora em Ciências – Unifesp; Professora do curso de Medicina – Uninove. São Paulo – SP [Brasil] flcastanho@uninove.br Ponto de vista Artigos Instruções para os autores As células-tronco têm sido empregadas em diversas áreas da saúde, inclusive na odontologia, visando à formação e à regeneração dental.
Células mesenquimais e polpa dental são fontes de células-tronco, que podem diferenciar-se em fibroblastos, cementoblastos, osteoblastos, componentes do tecido conjuntivo e odontoblastos envolvidos na formação da dentina.
Para que ocorra tal diferenciação, são necessários alguns sinais, denominados morfógenos, que direcionarão as etapas do desenvolvimento e da regeneração dental.
Um dos desafios da engenharia tecidual é desvendar esses sinais e etapas para tentar entender as sinalizações necessárias à reprodução de dentes de substituição.
Os avanços das pesquisas com células-tronco e a bioengenharia tecidual abrem oportunidades para desenvolver novas terapias, com o intuito de restaurar a integridade estrutural de tecidos dentários. Palavras-chave: Bioengenharia.
Células-tronco. Morfógenos.
Odontologia. ConScientiae...





Documentos relacionados