Aspectos biogeográficos de componentes da ictiofauna da américa central Reportar como inadecuado




Aspectos biogeográficos de componentes da ictiofauna da américa central - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Rubens Pazza ;ConScientiae Saúde 2007, 6 (1)

Autor: Karine Frehner Kavalco

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Frehner Kavalco, Karine; Pazza, Rubens Aspectos biogeográficos de componentes da ictiofauna da América Central ConScientiae Saúde, vol.
6, núm.
1, 2007, pp.
147-153 Universidade Nove de Julho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=92960117 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aspectos biogeográficos de componentes da ictiofauna da América Central Karine Frehner Kavalco Editorial IB-USP; Mestre em Genética e Evolução – UFSCAR. São Paulo – SP [Brasil]. kavalco@biociencia.org Rubens Pazza Doutor em Genética e Evolução – UFSCAR; Professor de graduação – Uninove. São Paulo – SP [Brasil]. Ponto de vista Artigos Entre os vertebrados, os peixes representam o maior grupo animal e estão distribuídos em diversos ambientes dulcícolas ou marinhos do planeta.
Os representantes de água doce compreendem cerca de 40% das espécies.
A região neotropical, que abrange a América Central e a do Sul, destaca-se por abrigar, aproximadamente, um terço da ictiofauna mundial, em que predominam os representantes das ordens characiformes, siluriformes e gymnotiformes, bem como poucos representantes de outros grupos, como osteoglossídeos, nandídeos e ciprinodontiformes.
Os eventos geológicos que marcaram o continente centro-americano fornecem interessantes cenários para dispersão e origem dos peixes da região, a partir de estoques provenientes da América do Sul.
Tais dados são corroborados por estudos filogeográficos, especialmente sobre os gêneros Astyanax e Rhamdia.
A compreensão da dimensão da diversidade genética dos organismos vivos, bem como de sua história ...





Documentos relacionados