Comportamento do cafeeiro apoatã em consórcio com culturas anuais Reportar como inadecuado




Comportamento do cafeeiro apoatã em consórcio com culturas anuais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ronaldo Berton Severiano ; José Carlos Cavichioli ; Francisco Kasai Seiiti ;Bragantia 2004, 63 2

Autor: Edison Paulo Martins

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Paulo Martins, Edison; Berton Severiano, Ronaldo; Cavichioli, José Carlos; Kasai Seiiti, Francisco Comportamento do cafeeiro apoatã em consórcio com culturas ANUAIS Bragantia, vol.
63, núm.
2, 2004, pp.
275-281 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90863212 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cafeeiro Apoatã em consórcio com culturas anuais 275 FITOTECNIA COMPORTAMENTO DO CAFEEIRO APOATÃ EM CONSÓRCIO COM CULTURAS ANUAIS EDISON MARTINS PAULO(2,4); RONALDO SEVERIANO BERTON(3); JOSÉ CARLOS CAVICHIOLI(2); FRANCISCO SEIITI KASAI(2) RESUMO Estudou-se no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios da Alta Paulista, em Adamantina, SP, no período de 1989 a 1993 o comportamento do cafeeiro cv.
Apoatã IAC 2258 (Coffea canephora Pierre ex Froehner), consorciado com espécies anuais cultivadas no verão.
Adotou-se o delineamento estatístico de blocos ao acaso com cinco repetições.
Os tratamentos consistiram de culturas de algodão (Gossypium hirsutum L.) var.
IAC 20; amendoim (Arachis hypogaea L.) var.
Tatu; arroz (Oryza sativa L.) var.
IAC 165; mamona (Ricinus communis L.) var.
Guarani e milho (Zea mays L.) var.
IAC 100-B, semeadas a 50 cm da projeção da copa das plantas de café, e uma testemunha sem cultura intercalar.
Avaliaram-se no período experimental a produtividade, a altura e o diâmetro do caule dos cafeeiros e a fitomassa e a produção das culturas intercalares.
Os resultados mostraram que o consórcio do cafeeiro com as plantas de mamona, milho, algodão e amendoim diminuíram significativamente a produção de café em ...





Documentos relacionados