Diagnose nutricional do cafeeiro pelo dris variando-se a constante de sensibilidade dos nutrientes de acordo com a intensidade e freqüência de resposta na produção Reportar como inadecuado




Diagnose nutricional do cafeeiro pelo dris variando-se a constante de sensibilidade dos nutrientes de acordo com a intensidade e freqüência de resposta na produção - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Antonio Quaggio ; Wagner dos Santos ; Mônica de Abreu ;Bragantia 2004, 63 2

Autor: Ondino Bataglia

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Bataglia, Ondino; Quaggio, José Antonio; dos Santos, Wagner; de Abreu, Mônica Diagnose nutricional do cafeeiro pelo dris variando-se a constante de sensibilidade dos nutrientes de acordo com a intensidade e freqüência de resposta na produção Bragantia, vol.
63, núm.
2, 2004, pp.
253-263 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90863210 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diagnose nutricional do cafeeiro pelo DRIS 253 DIAGNOSE NUTRICIONAL DO CAFEEIRO PELO DRIS VARIANDO-SE A CONSTANTE DE SENSIBILIDADE DOS NUTRIENTES DE ACORDO COM A INTENSIDADE E FREQÜÊNCIA DE RESPOSTA NA PRODUÇÃO (1) ONDINO CLEANTE BATAGLIA(2,4); JOSÉ ANTONIO QUAGGIO(2); WAGNER RODRIGUES DOS SANTOS(3); MÔNICA FERREIRA DE ABREU(2) RESUMO O objetivo deste trabalho foi testar a hipótese de usar escores diferenciados para nutrientes irresponsivos (I), medianamente responsivos (M) e responsivos (R), como forma de reduzir os efeitos da interdependência no cálculo dos índices do DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação) e seus efeitos na diagnose nutricional do cafeeiro.
O trabalho foi desenvolvido usando os resultados do monitoramento nutricional, pela análise foliar, de talhões de cafeeiros em empresas produtoras situadas nos municípios de Matão e Franca (SP).
Os dados foram coletados durante os anos de 1999 a 2001.
Os cálculos dos índices do DRIS foram feitos usando-se a fórmula proposta em 1981 por Jones, em sua forma original com uma constante de sensibilidade k = 30 para todas as relações entre nutrientes, ou atribuindo diferentes valores para a constante de sen...





Documentos relacionados