Temperatura, nitrato de potássio e fotoperíodo na germinação de sementes de hypericum perforatum l. e h. brasiliense choisy Reportar como inadecuado




Temperatura, nitrato de potássio e fotoperíodo na germinação de sementes de hypericum perforatum l. e h. brasiliense choisy - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Beatriz Perecin ; Antonio Augusto do Lago ; Odair Bovi Alves ; Nilson Maia Borlina ;Bragantia 2004, 63 2

Autor: Maria Luisa Faron Bertelle

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Faron Bertelle, Maria Luisa; Perecin, Maria Beatriz; do Lago, Antonio Augusto; Bovi Alves, Odair; Maia Borlina, Nilson Temperatura, nitrato de potássio e fotoperíodo na germinação de sementes de hypericum perforatum l.
e h.
brasiliense choisy Bragantia, vol.
63, núm.
2, 2004, pp.
193-199 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90863204 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Germinação de sementes de Hypericum perforatum L.
e H.
brasiliense Choisy 193 TEMPERATURA, NITRATO DE POTÁSSIO E FOTOPERÍODO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE HYPERICUM PERFORATUM L.
E H. BRASILIENSE CHOISY (1) MARIA LUISA BERTELLE FARON(2); MARIA BEATRIZ PERECIN(2); ANTONIO AUGUSTO DO LAGO(3); ODAIR ALVES BOVI(2); NILSON BORLINA MAIA(2) RESUMO Hypericum perforatum L.
e H.
brasiliense Choisy, da família Clusiaceae, são espécies de plantas de considerável valor medicinal.
A primeira é comercialmente cultivada na Europa e largamente utilizada como fitoterápico para tratamento da depressão.
A segunda é nativa do Brasil e, recentemente, vem sendo objeto de muitos estudos por possuir o mesmo potencial farmacológico.
Neste trabalho, as sementes de ambas as espécies foram investigadas com relação à massa de mil sementes e a diversas condições de germinação, combinando-se quatro temperaturas, ou seja, 20, 25, 30 e 20-30 ºC, em presença ou ausência de luz e com ou sem umedecimento do substrato de germinação com solução aquosa de nitrato de potássio a 0,2%.
O diminuto tamanho das sementes ficou bem revelado pelos valores da massa de mil sementes que foram de 0,13 g (7.692 se...





Documentos relacionados