Avaliação e adaptação do índice de severidade de seca de palmer pdsi e do índice padronizado de precipitação spi às condições climáticas do estado de são paulo Reportar como inadecuado




Avaliação e adaptação do índice de severidade de seca de palmer pdsi e do índice padronizado de precipitação spi às condições climáticas do estado de são paulo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Orivaldo Brunini ;Bragantia 2005, 64 4

Autor: Gabriel Constantino Blain

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Blain, Gabriel Constantino; Brunini, Orivaldo Avaliação e adaptação do índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) e do índice Padronizado de Precipitação (SPI) às condições climáticas do Estado de São Paulo Bragantia, vol.
64, núm.
4, 2005, pp.
695-705 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90864420 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 695 Adaptação do índice de severidade de seca de Palmer AGROMETEOROLOGIA AVALIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ÍNDICE DE SEVERIDADE DE SECA DE PALMER (PDSI) E DO ÍNDICE PADRONIZADO DE PRECIPITAÇÃO (SPI) ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (1) GABRIEL CONSTANTINO BLAIN (2,3); ORIVALDO BRUNINI (2,4) RESUMO O Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) acusa o início de uma seca quando a precipitação pluvial de uma região diminui consideravelmente em relação a que seria climatologicamente esperada. Tal déficit é ponderado por um fator K de caracterização climática.
Com base no ajuste de séries de precipitação à distribuição gama, o Índice Padronizado de Precipitação (SPI) quantifica o excesso ou o déficit de chuva, acumulados em diferentes escalas de tempo, em um determinado local.
O presente trabalho avaliou e adaptou a metodologia do PDSI e do SPI às condições climáticas do Estado de São Paulo e comparou seus valores a parâmetros do balanço hídrico climático de treze localidades.
De maneira geral, essa comparação foi realizada entre os quantificadores e o desvio (anomalia) que se observava nos parâmetros do balanço hídrico climático de um determinado período, ...





Documentos relacionados