Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de milho colhidas e secas em espigas Reportar como inadecuado




Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de milho colhidas e secas em espigas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Laene Moreira de Carvalho ; Edila Vilela de Resende Von Pinho ; Joao Almir Oliveira ;Bragantia 2005, 64 4

Autor: Marçal Henrique Amici Jorge

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil Amici Jorge, Marçal Henrique; Moreira de Carvalho, Maria Laene; de Resende Von Pinho, Edila Vilela; Oliveira, Joao Almir Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de milho colhidas e secas em espigas Bragantia, vol.
64, núm.
4, 2005, pp.
679-686 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90864418 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de milho 679 TECNOLOGIA DE SEMENTES QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE MILHO COLHIDAS E SECAS EM ESPIGAS (1) MARÇAL HENRIQUE AMICI JORGE(2); MARIA LAENE MOREIRA DE CARVALHO(3); EDILA VILELA DE RESENDE VON PINHO(3); JOAO ALMIR OLIVEIRA(3) RESUMO A injúria mecânica nas fases de colheita e secagem é tida como sério problema no controle de qualidade de sementes de milho.
Para verificar os efeitos da colheita e despalha manuais e mecânicas de milho em espigas e da temperatura de secagem, na qualidade fisiológica e sanitária das sementes recémcolhidas e armazenadas por sete meses, foram utilizadas sementes da cultivar 30F80, híbrido simples de endosperma duro.
A umidade de colheita foi de 29% e a secagem efetuada nas temperaturas de 35 o C e 42 o C.
O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 12 repetições.
A capacidade de germinação foi avaliada pelo teste de germinação e o vigor foi avaliado pelos testes de envelhecimento acelerado, frio, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência de plântulas e massa seca da parte aérea de plântulas.
O processo de colheita das espigas não afetou a qualidade das sementes quando ...





Documentos relacionados