Efeito do nitrogênio em características agronômicas da mandioca Reportar como inadecuado




Efeito do nitrogênio em características agronômicas da mandioca - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Anselmo Eloy Silveira Viana ; Sylvana Naomi Matsumoto ; Tocio Sediyama ; Fábio Martins de Carvalho ;Bragantia 2005, 64 4

Autor: Nelson dos Santos Cardoso

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil dos Santos Cardoso, Nelson; Silveira Viana, Anselmo Eloy; Matsumoto, Sylvana Naomi; Sediyama, Tocio; Martins de Carvalho, Fábio Efeito do nitrogênio em características agronômicas da mandioca Bragantia, vol.
64, núm.
4, 2005, pp.
651-659 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90864415 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeito do nitrogênio em mandioca 651 EFEITO DO NITROGÊNIO EM CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA MANDIOCA (1) NELSON DOS SANTOS CARDOSO JÚNIOR (2); ANSELMO ELOY SILVEIRA VIANA (2); SYLVANA NAOMI MATSUMOTO (2); TOCIO SEDIYAMA(3); FÁBIO MARTINS DE CARVALHO (4) RESUMO Para avaliar o efeito do nitrogênio em características agronômicas de mandioca (Manihot esculenta Crantz) foi desenvolvido um experimento na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista (BA), no período de abril de 2002 a março de 2003.
Estudou-se a aplicação de seis doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200, 300 e 400 kg ha-1 de N) em duas variedades de mandioca, Sergipe e Lisona, adotando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com os tratamentos arranjados segundo um esquema fatorial (2x6).
Foi verificado efeito do nitrogênio na altura das plantas, na produção da parte aérea, produtividade de raízes tuberosas, porcentagem de matéria seca e de amido em raízes tuberosas e rendimento de farinha.
O número de brotações por planta, o índice de colheita e o índice de área foliar não foram influenciados pelo nitrogênio.
Na variedade Sergipe observaram-se resultados superiores aos da variedade Lisona para as características pro...





Documentos relacionados