Estimativa de área de folíolos de soja usando imagens digitais e dimensões foliares Reportar como inadecuado




Estimativa de área de folíolos de soja usando imagens digitais e dimensões foliares - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

FÁBIO ALCOVÉR HASTENREITER ; DANILTON LUIZ FLUMIGNAN ; ROGÉRIO TEIXEIRA DE FARIA ;Bragantia 2008, 67 4

Autor: MARCOS ADAMI

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil ADAMI, MARCOS; ALCOVÉR HASTENREITER, FÁBIO; FLUMIGNAN, DANILTON LUIZ; TEIXEIRA DE FARIA, ROGÉRIO Estimativa de área de folíolos de soja usando imagens digitais e dimensões foliares Bragantia, vol.
67, núm.
4, octubre-diciembre, 2008, pp.
1053-1058 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811214030 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Estimativa de área de folíolos de soja 1053 ESTIMATIVA DE ÁREA DE FOLÍOLOS DE SOJA USANDO IMAGENS DIGITAIS E DIMENSÕES FOLIARES ( 1) MARCOS ADAMI (2); FÁBIO ALCOVÉR HASTENREITER (3); DANILTON LUIZ FLUMIGNAN (3), ROGÉRIO TEIXEIRA DE FARIA (3*) RESUMO Medidas do índice de área foliar são necessárias para a maioria dos estudos agronômicos e fisiológicos envolvendo crescimento vegetal.
Foi desenvolvido um experimento no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina (PR), durante a safra 2005-2006, com objetivo de avaliar dois métodos diretos de medição de área de folíolos de soja por meio de dimensões foliares e por imagens digitais capturadas por máquina fotográfica digital amadora, em duas situações distintas, folíolos íntegros e folíolos danificados.
As estimativas obtidas foram comparadas com as medidas feitas com um integrador de área foliar LI-COR® , modelo LI 3100, tomado como referência.
Nas estimativas realizadas em folíolos íntegros, tanto pelo método de dimensões foliares como no de imagem digital, notou-se excelente concordância com as medidas obtidas pelo método LI-COR ® (R2 = 0,983 e R2 = 0,997 respectivamente).
Para folíolos danificados, o método de imagem digital reve...





Documentos relacionados