Plasticidade anatômica da folha de taro cultivado sob diferentes condições de sombreamento Reportar como inadecuado




Plasticidade anatômica da folha de taro cultivado sob diferentes condições de sombreamento - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MÁRIO PUIATTI ; MARÍLIA CONTIN VENTRELLA ; PAULO ROBERTO CECON ;Bragantia 2008, 67 4

Autor: ANCÉLIO RICARDO DE OLIVEIRA GONDIM

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil OLIVEIRA GONDIM, ANCÉLIO RICARDO DE; PUIATTI, MÁRIO; CONTIN VENTRELLA, MARÍLIA; CECON, PAULO ROBERTO Plasticidade anatômica da folha de taro cultivado sob diferentes condições de sombreamento Bragantia, vol.
67, núm.
4, octubre-diciembre, 2008, pp.
1037-1045 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811214028 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Plasticidade anatômica da folha de taro 1037 AGROMETEOROLOGIA PLASTICIDADE ANATÔMICA DA FOLHA DE TARO CULTIVADO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO ANCÉLIO RICARDO DE OLIVEIRA GONDIM (2); MÁRIO PUIATTI (3,*); MARÍLIA CONTIN VENTRELLA (4); PAULO ROBERTO CECON (5) RESUMO O cultivo consorciado pode levar ao sombreamento de uma das culturas acarretando alterações morfológicas externas e internas e na produtividade da cultura sombreada.
O taro [Colocasia esculenta (L.) Schott], é uma Araceae de ciclo cultural longo, o que dificulta seu cultivo em propriedades com limitação de área.
A associação do taro com outras culturas é uma opção para situações dessa natureza; todavia, definir o nível de tolerância das plantas de taro ao sombreamento é de fundamental importância para se planejar seu cultivo no sistema de consórcio.
O trabalho teve como objetivo avaliar as alterações anatômicas quantitativas em folhas e rizomas de taro ‘Japonês’, cultivadas sob intensidades de sombreamento de 0%, 18%, 30% e 50%, visando obter subsídios para entender a redução de produtividade quando consorciada com espécies de maior porte.
O aumento do sombreamento promoveu mudanças na proporção de célul...





Documentos relacionados