Beneficiamento de sementes de café e efeitos na qualidade fisiológica Reportar como inadecuado




Beneficiamento de sementes de café e efeitos na qualidade fisiológica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

JOÃO NAKAGAWA ; PAULO BOLLER GALLO ;Bragantia 2008, 67 4

Autor: GERSON SILVA GIOMO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil SILVA GIOMO, GERSON; NAKAGAWA, JOÃO; BOLLER GALLO, PAULO Beneficiamento de sementes de café e efeitos na qualidade fisiológica Bragantia, vol.
67, núm.
4, octubre-diciembre, 2008, pp.
1011-1020 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811214025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Qualidade fisiológica de sementes de café 1011 BENEFICIAMENTO DE SEMENTES DE CAFÉ E EFEITOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA ( 1 ) GERSON SILVA GIOMO (2); JOÃO NAKAGAWA (3); PAULO BOLLER GALLO (4) RESUMO Considerando-se a escassez de informações sobre o beneficiamento mecanizado de sementes de café, realizouse este trabalho para estudar seus efeitos na qualidade fisiológica das sementes de café arábica.
Um lote de sementes de ‘Catuaí Amarelo IAC 62’ foi submetido à ação de máquina de pré-limpeza, máquina de ventiladores e peneiras e mesa densimétrica, em diversas combinações, e as sementes foram avaliadas quanto à germinação e ao vigor (envelhecimento acelerado, emergência de plântulas, altura e massa de matéria seca de plântulas e mudas).
O teor de água das sementes também foi determinado.
Utilizou-se o delineamento estatístico de blocos ao acaso, com quatro repetições, e o teste de Tukey a 5% para comparação de médias.
Concluiu-se que: a) a qualidade fisiológica das sementes foi aprimorada à medida que o lote passou por equipamentos específicos no beneficiamento, culminando com a melhor qualidade na seqüência operacional em que o lote foi submetido à ação da máquina de ventiladores e peneiras e mesa densimétrica; b) a mesa densimétrica, ...





Documentos relacionados