Efeito de extratos aquosos de estruturas de grama-seda no desenvolvimento inicial de plântulas de arroz, milho e trigo Reportar como inadecuado




Efeito de extratos aquosos de estruturas de grama-seda no desenvolvimento inicial de plântulas de arroz, milho e trigo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

ROBERT DEUBER ; ANTONIO AUGUSTO DO LAGO ; RONALDO TAVARES DE ARAÚJO ; ADEMIR SANTINI ;Bragantia 2009, 68 3

Autor: MARIA DO CARMO DE SALVO SOARES NOVO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil CARMO DE SALVO SOARES NOVO, MARIA DO; DEUBER, ROBERT; LAGO, ANTONIO AUGUSTO DO; TAVARES DE ARAÚJO, RONALDO; SANTINI, ADEMIR EFEITO DE EXTRATOS AQUOSOS DE ESTRUTURAS DE GRAMA-SEDA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE ARROZ, MILHO E TRIGO Bragantia, vol.
68, núm.
3, 2009, pp.
665-672 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811757013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Desenvolvimento inicial de plântulas de arroz, milho e trigo 665 EFEITO DE EXTRATOS AQUOSOS DE ESTRUTURAS DE GRAMA-SEDA NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE ARROZ, MILHO E TRIGO ( 1 ) MARIA DO CARMO DE SALVO SOARES NOVO (2*); ROBERT DEUBER (2); ANTONIO AUGUSTO DO LAGO (2); RONALDO TAVARES DE ARAÚJO (3), ADEMIR SANTINI (3) RESUMO Objetivou-se verificar os efeitos de extratos aquosos de estruturas de grama-seda (Cynodon dactylon (L.) Pers) e de exsudatos radiculares presentes no solo no qual a planta se desenvolveu, sobre a germinação e o crescimento inicial de arroz, trigo e milho.
O extrato aquoso das estruturas da parte aérea, subterrâneas e da planta inteira, assim como do estolão, da folha colmo, estolão folha colmo, rizoma, raiz e de rizoma raiz de grama-seda foi elaborado a partir de 100 g L-1 de material seco.
Foram avaliados a protrusão da radícula e os crescimentos da radícula e da plúmula de cada espécie.
A inibição ou o estímulo do desenvolvimento inicial de plântulas foi dependente da espécie avaliada e da estrutura vegetal empregada na elaboração do extrato.
A protrusão da radícula foi mais inibida que os crescimentos da radícula e da plúm...





Documentos relacionados