Produção e qualidade de abóbora em função da idade das mudas e tipo de bandeja Reportar como inadecuado




Produção e qualidade de abóbora em função da idade das mudas e tipo de bandeja - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

ANTONIO ISMAEL INÁCIO CARDOSO ;Bragantia 2009, 68 3

Autor: MARIELE FERNANDA PIOVESAN

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil PIOVESAN, MARIELE FERNANDA; INÁCIO CARDOSO, ANTONIO ISMAEL PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ABÓBORA EM FUNÇÃO DA IDADE DAS MUDAS E TIPO DE BANDEJA Bragantia, vol.
68, núm.
3, 2009, pp.
651-656 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811757011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Produção e qualidade de abóbora 651 PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ABÓBORA EM FUNÇÃO DA IDADE DAS MUDAS E TIPO DE BANDEJA ( 1 ) MARIELE FERNANDA PIOVESAN (2); ANTONIO ISMAEL INÁCIO CARDOSO (2*) RESUMO O objetivo do experimento foi estudar o efeito do tipo de bandeja e da idade das mudas na produção de abóbora, híbrido Atlas.
Foram avaliados dois tipos de bandeja (72 e 128 células) e quatro idades das mudas (19, 24, 29 e 34 dias após a semeadura) no delineamento em blocos ao acaso, com seis repetições e cinco plantas por parcela.
As características avaliadas foram a produção (número e massa) de frutos por planta e as dimensões dos frutos (comprimento total, do bojo, do pescoço, diâmetro do bojo e do pescoço). Apesar de não ter havido efeito estatístico sobre a produtividade, houve redução linear para a maioria das características do fruto (comprimento, diâmetro e massa) com o aumento da idade das mudas.
Assim, observou-se que mudas mais velhas, com a parte aérea mais desenvolvida e as preferidas por alguns produtores por seu sistema radicular compacto e a maior facilidade para serem transplantadas, podem reduzir a qualidade de abóbora. Palavras-chave: Cucurbita moschata, produção de mudas, propagação. ABSTRACT SQUASH PRODUCTION AND QUALITY IN FUNCTION OF SEED...





Documentos relacionados