Crescimento e partição de assimilados em cultivares de arroz diferindo no potencial de produtividade de grãos Reportar como inadecuado




Crescimento e partição de assimilados em cultivares de arroz diferindo no potencial de produtividade de grãos - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

DANIELA CASSOL ; ARIANO MARTINS DE MAGALHÃES JÚNIOR ; ANTÔNIO COSTA DE OLIVEIRA ; MARCOS ANTONIO BACARIN ;Bragantia 2009, 68 3

Autor: ANTELMO RALPH FALQUETO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil RALPH FALQUETO, ANTELMO; CASSOL, DANIELA; MARTINS DE MAGALHÃES JÚNIOR, ARIANO; COSTA DE OLIVEIRA, ANTÔNIO; BACARIN, MARCOS ANTONIO CRESCIMENTO E PARTIÇÃO DE ASSIMILADOS EM CULTIVARES DE ARROZ DIFERINDO NO POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DE GRÃOS Bragantia, vol.
68, núm.
3, 2009, pp.
563-571 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90811757002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Partição de assimilados em cultivares de arroz 563 CRESCIMENTO E PARTIÇÃO DE ASSIMILADOS EM CULTIVARES DE ARROZ DIFERINDO NO POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DE GRÃOS ( 1 ) ANTELMO RALPH FALQUETO (2); DANIELA CASSOL (2); ARIANO MARTINS DE MAGALHÃES JÚNIOR (3); ANTÔNIO COSTA DE OLIVEIRA (4); MARCOS ANTONIO BACARIN (2*) RESUMO Foram estudados o crescimento, a partição de assimilados e a produção de grãos nas cultivares de arroz BRS Pelota (maior produtividade) e BRS Firmeza (menor produtividade).
O experimento foi realizado em casa de vegetação, com plantas cultivadas em vaso.
Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com duas cultivares, nove coletas e quatro repetições por tratamento.
Com a cultivar BRS Pelota houve maior acúmulo de matéria seca total (W t ), principalmente no fim do ciclo, bem como maior área foliar (A f).
A matéria seca alocada para o colmo bainha e às panículas também foi maior em BRS Pelota.
Porém, a porcentagem de W t destinada às panículas aos 125 DAE foi semelhante entre as cultivares.
Em BRS Firmeza, o aumento em W t nas raízes pode ter influenciado o direcionamento de fotoassimilados para os grãos e contribuído p...





Documentos relacionados