Aumento da produtividade de soja com a aplicação de bioestimulantes Reportar como inadecuado




Aumento da produtividade de soja com a aplicação de bioestimulantes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

MARCO EUSTÁQUIO DE SÁ ; ORIVALDO ARF ; ENES FURLANI JUNIOR ; ADRIANA DE SOUZA COLOMBO ; FRANCIELLE LOUISE BUENO MELO DE CARVALHO ;Bragantia 2010, 69 2

Autor: DANILA COMELIS BERTOLIN

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil COMELIS BERTOLIN, DANILA; DE SÁ, MARCO EUSTÁQUIO; ARF, ORIVALDO; FURLANI JUNIOR, ENES; SOUZA COLOMBO, ADRIANA DE; CARVALHO, FRANCIELLE LOUISE BUENO MELO DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE SOJA COM A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES Bragantia, vol.
69, núm.
2, 2010, pp.
339-347 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90815731011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Aumento da produtividade de soja com bioestimulantes 339 AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DE SOJA COM A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES ( 1 ) DANILA COMELIS BERTOLIN (2*); MARCO EUSTÁQUIO DE SÁ (3); ORIVALDO ARF (3); ENES FURLANI JUNIOR (3); ADRIANA DE SOUZA COLOMBO (2); FRANCIELLE LOUISE BUENO MELO DE CARVALHO (2) RESUMO A utilização de bioestimulantes proporciona incrementos no desenvolvimento vegetal embora poucos estudos tenham abordado aspectos fisiológicos da soja relacionados à aplicação destes produtos. Um experimento com a cultura da soja foi instalado com o objetivo de avaliar o uso de um bioestimulante composto por citocinina, ácido indolbutírico e ácido giberélico via sementes ou via foliar em diferentes estádios fenológicos de duas cultivares, sendo uma cultivar convencional (Conquista) e outra geneticamente modificada (Valiosa RR).
Os tratamentos foram constituídos de cultivares, aplicações do produto via sementes na dose de 6 mL do produto comercial por quilo de sementes, via foliar na dose de 0,25 L do produto comercial por hectare, nos estádios V 5, R1 e R 5, e a combinação desses fatores no total de 30 tratamentos para avaliar a altura de plantas, altura de inserção da primei...





Documentos relacionados