Avaliação de cultivares de mamona em cruzamentos dialélicos parciais Reportar como inadecuado




Avaliação de cultivares de mamona em cruzamentos dialélicos parciais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

ISAIAS OLÍVIO GERALDI ; AGNALDO DONIZETE FERREIRA DE CARVALHO ;Bragantia 2010, 69 2

Autor: MÁRCIA BARRETO DE MEDEIROS NÓBREGA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil MEDEIROS NÓBREGA, MÁRCIA BARRETO DE; OLÍVIO GERALDI, ISAIAS; CARVALHO, AGNALDO DONIZETE FERREIRA DE AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MAMONA EM CRUZAMENTOS DIALÉLICOS PARCIAIS Bragantia, vol.
69, núm.
2, 2010, pp.
281-288 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90815731004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cultivares de mamona em cruzamentos dialélicos parciais 281 MELHORAMENTO GENÉTICO VEGETAL AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MAMONA EM CRUZAMENTOS DIALÉLICOS PARCIAIS ( 1) MÁRCIA BARRETO DE MEDEIROS NÓBREGA (2); ISAIAS OLÍVIO GERALDI (3*); AGNALDO DONIZETE FERREIRA DE CARVALHO (4) RESUMO A mamona (Ricinus communis L.) é uma cultura de grande importância no Nordeste brasileiro, mas nos últimos anos expandiu-se também para outras regiões do Brasil, incentivada pelo Programa Nacional de Biodiesel.
O trabalho teve por objetivo estimar as capacidades gerais e específicas de combinação para a produção de sementes e caracteres agronômicos de mamona, visando ao entendimento do controle genético de tais caracteres, para fins de melhoramento.
Para isso, utilizaram-se 10 cultivares de mamona, divididos em dois grupos: Grupo 1, composto de cinco cultivares de porte baixo, e Grupo 2, composto de cinco cultivares de porte alto, que foram cruzadas segundo um arranjo dialélico parcial, originando 25 cruzamentos. Os cruzamentos foram avaliados no delineamento em látice 5 x 5 com quatro repetições e parcelas constituídas de uma fileira de 9 m de comprimento espaçada de 3 m (27 m2), contendo 10 plantas.
Os caracteres avaliados foram: produtividade de sementes...





Documentos relacionados