Relações radiométricas no terço superior da copa de cafeeiro Reportar como inadecuado




Relações radiométricas no terço superior da copa de cafeeiro - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

CLOVIS ALBERTO VOLPE ;Bragantia 2010, 69 2

Autor: ANTONIO RIBEIRO DA CUNHA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil CUNHA, ANTONIO RIBEIRO DA; VOLPE, CLOVIS ALBERTO RELAÇÕES RADIOMÉTRICAS NO TERÇO SUPERIOR DA COPA DE CAFEEIRO Bragantia, vol.
69, núm.
2, 2010, pp.
263-271 Instituto Agronômico de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=90815731002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Relações radiométricas no terço superior da copa de cafeeiro 263 RELAÇÕES RADIOMÉTRICAS NO TERÇO SUPERIOR DA COPA DE CAFEEIRO ( 1) ANTONIO RIBEIRO DA CUNHA (2*); CLOVIS ALBERTO VOLPE (3) RESUMO Com o objetivo de obter os coeficientes de transmissão e de extinção da radiação fotossinteticamente ativa determinou-se o índice de área foliar e mediu-se a radiação fotossinteticamente ativa transmitida no terço superior da copa de cafeeiro variedade Obatã IAC 1669-20, com três diferentes alinhamentos de plantio, em função da trajetória aparente do Sol, em Jaboticabal (SP).
Foram três tratamentos, com quatro repetições, no total de doze parcelas, e cada uma com cem cafeeiros; cada tratamento correspondeu a um alinhamento de plantio.
O alinhamento 81º-261º, por ser o que mais se aproximava do movimento aparente do Sol desde o nascente até o poente, favoreceu um autossombreamento maior na linha, e assim, ocorre maior disponibilidade de radiação solar difusa, contribuindo para maior índice de área foliar.
Os coeficientes de transmissão são menores e os de atenuação são maiores para o alinhamento 81º-261º, revelando maior eficiência na interceptação da radiação fotossinteticamente ativa no terço superior da copa desse alinhamento.
Foi possível estimar o coeficiente de extinção (k R...





Documentos relacionados