Alto douro vinhateiro património da humanidade: a complexidade de um programa de preservação Reportar como inadecuado




Alto douro vinhateiro património da humanidade: a complexidade de um programa de preservação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

João Rebelo ;PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 2012, 10 1

Autor: Lina Lourenço-Gomes

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



PASOS.
Revista de Turismo y Patrimonio Cultural ISSN: 1695-7121 info@pasosonline.org Universidad de La Laguna España Lourenço-Gomes, Lina; Rebelo, João Alto Douro Vinhateiro património da humanidade: a complexidade de um programa de preservação PASOS.
Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, vol.
10, núm.
1, enero, 2012, pp.
3-17 Universidad de La Laguna El Sauzal (Tenerife), España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=88123053002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Vol.
10 Nº 1 págs.
3-17.
2012 www.pasosonline.org Alto Douro Vinhateiro património da humanidade: a complexidade de um programa de preservação Lina Lourenço-Gomes i João Rebelo ii Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) Resumo: O Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi classificado pela UNESCO, em 2001, como paisagem cultural evolutiva viva.
Além da diversidade física e paisagística, há uma multiplicidade de actores que intervêm no ADV possíveis de definir a três níveis: instrumentos e organismos públicos, ao nível da gestão do território; direitos de propriedade e responsabilidade da gestão, ao nível patrimonial; e stakeholders, quanto aos efeitos da preservação.
Neste trabalho, pretende-se definir os atributos a considerar num programa de salvaguarda do ADV, tendo por base evidências sugeridas num estudo prévio, nos resultados de um pré-teste e em discussões públicas e reuniões com peritos.
Da investigação efectuada resulta que os atributos a considerar são: (a) vinha em socalcos com muros de xisto; (b) mosaico paisagístico (diversidade de culturas vegetais), incluindo bordaduras; (c) aglomerados urbanos; (d) disposição a pagar expressa num preço. Palavras-chave: Património mun...





Documentos relacionados