Os desafios do turismo no contexto da sustentabilidade: as contribuições do turismo de base comunitária Reportar como inadecuado




Os desafios do turismo no contexto da sustentabilidade: as contribuições do turismo de base comunitária - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Frédéric Mertens ;PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural 2015, 13 1

Autor: Andrés Burgos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



PASOS.
Revista de Turismo y Patrimonio Cultural ISSN: 1695-7121 info@pasosonline.org Universidad de La Laguna España Burgos, Andrés; Mertens, Frédéric Os desafios do turismo no contexto da sustentabilidade: as contribuições do turismo de base comunitária PASOS.
Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, vol.
13, núm.
1, enero-abril, 2015, pp.
57-71 Universidad de La Laguna El Sauzal (Tenerife), España Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=88133268003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Vol.
13 N.o 1.
Págs.
57-71.
2015 www.pasosonline.org Andrés Burgos, Frédéric Mertens Os desafios do turismo no contexto da sustentabilidade: as contribuições do turismo de base comunitária Andrés Burgos* Frédéric Mertens** Universidade de Brasília (Brasil) Resumo: A construção de um modelo de desenvolvimento turístico sustentável capaz de gerar benefícios econômicos e sociais, ao mesmo tempo em que minimize os impactos ambientais, exige atenção às questões relacionadas à gestão participativa.
Nesse contexto, o turismo de base comunitária se apresenta como uma prática de desenvolvimento turístico capaz de apontar caminhos para a sustentabilidade, desde que enraizada na participação e protagonismo social das populações locais.
Este artigo propõe uma discussão teórica acerca dos impasses e perspectivas da gestão participativa no contexto da sustentabilidade turística através da proposta do turismo de base comunitária.
Como síntese, evidencia­‑se a constatação da importância da participação social na atual configuração sistêmica do turismo em que a atividade vem superando a imagem meramente econômica para adquirir novas dimensões, transversalidades e interdepen...





Documentos relacionados