Avaliação dos impactos econômicos da produção de biodiesel no brasil Reportar como inadecuado




Avaliação dos impactos econômicos da produção de biodiesel no brasil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marco Antonio Conejero ; Marcos Fava Neves ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2007, 9 1

Autor: Paulo Yoshiro Yuuk

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Yoshiro Yuuk, Paulo; Conejero, Marco Antonio; Fava Neves, Marcos Avaliação dos impactos econômicos da produção de biodiesel no Brasil Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
9, núm.
1, 2007, pp.
53-68 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87890104 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DA PRODUÇÃO DE Avaliação dos impactos econômicos da produção. BIODIESEL NO BRASIL 53 Assessment of the economical impacts of the biodiesel production in Brazil Paulo Yoshiro Yuuki1, Marco Antonio Conejero2, Marcos Fava Neves3 RESUMO Objetivou-se com o presente trabalho analisar os impactos econômicos gerados pela produção do biodiesel, mediante a modelagem de matriz insumo-produto.
Para tanto, são definidos os insumos básicos para a produção do biodiesel, destacando-se o óleo de soja e o óleo de mamona, com grande potencial de aumento da produção no Brasil, e o etanol (álcool da cana de açúcar).
Feito isso, partese para uma estimativa do setor do biodiesel na matriz de insumo-produto do IBGE no ano de 1999, levando em conta os coeficientes técnicos desses insumos básicos e da produção industrial do biodiesel.
Espera-se, pelos resultados da organização do Sistema Agroindustrial (SAG) do biodiesel, grande impacto nos níveis de produção e emprego, comparativamente ao resto da economia, representado pelos multiplicadores de produção e emprego dos setores relacionados à cadeia produtiva do biodiesel. Palavras-chave: biodiesel,multiplicadores,impactos econômicos,matriz insumo-produt...





Documentos relacionados