Evolução recente do mercado de trabalho da cana-de-açúcar no brasil 1995-2006 Reportar como inadecuado




Evolução recente do mercado de trabalho da cana-de-açúcar no brasil 1995-2006 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lara Bartocci Liboni ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Autor: Rudinei Toneto Junior

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Toneto Junior, Rudinei; Bartocci Liboni, Lara EVOLUÇÃO RECENTE DO MERCADO DE TRABALHO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL (19952006) Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
455-474 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EVOLUÇÃO RECENTE DO MERCADO DE TRABALHO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL (1995-2006) Recent developments in the sugar-cane labor market in Brazil (1995-2006) RESUMO A recente expansão do setor sucroalcooleiro tem levantado algumas preocupações em relação à uma série de aspectos.
Uma das maiores preocupações refere-se à qualidade do emprego, ao nível de remuneração, à presença do trabalho infantil, ao baixo grau de qualificação dos trabalhadores, à informalidade e à elevada presença de trabalhadores temporários, entre outras questões.
Objetivouse, neste trabalho analisar as principais características do emprego no setor sucroalcooleiro para verificar se a expansão do setor deverá provocar uma deterioração da qualidade do emprego, no país.
O artigo baseia-se em informações obtidas junto a RAIS, do Ministério do Trabalho e a PNAD, do IBGE.
No caso das atividades agrícolas, o emprego na cultura da cana-de-açúcar é comparado com outras culturas de destaque no país: a soja, o milho, o arroz, a carne, etc.
No caso das atividades industriais (usinas), a comparação é feita com a indústria alimentícia e alguns segmentos específicos.
Os principais resultados do trabalho são que, em geral, o emprego no ...





Documentos relacionados