Indicadores de avaliação de desempenho econômico em cooperativas agropecuárias: um estudo em cooperativas paulistas Reportar como inadecuado




Indicadores de avaliação de desempenho econômico em cooperativas agropecuárias: um estudo em cooperativas paulistas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sigismundo Bialoskorski Neto ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Autor: Flávio Leonel de Carvalho

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Carvalho, Flávio Leonel de; Bialoskorski Neto, Sigismundo INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS: UM ESTUDO EM COOPERATIVAS PAULISTAS Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
420-437 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS: UM ESTUDO EM COOPERATIVAS PAULISTAS Economic performance evaluation indicators: a study of agricultural cooperatives in São Paulo state RESUMO Objetivou-se, nesta pesquisa, identificar os principais indicadores econômico-financeiros que devem ser considerados no acompanhamento do desempenho das cooperativas agropecuárias.
Tendo em vista que as cooperativas apresentam dupla dimensão, a social e a econômica e que estudos comprovam que, em cooperativas agropecuárias, o desempenho social é uma consequência do desempenho econômico optou-se por avaliar o desempenho econômico-financeiro dessas entidades, utilizando-se indicadores selecionados.
Para essa seleção foi empregada a ferramenta estatística Análise Fatorial, que permitiu verificar o nível de correlação entre os diversos indicadores, bem como a possibilidade de agrupá-los em fatores, analisando-se 150 demonstrativos financeiros de cooperativas agropecuárias paulistas de 2001 a 2006.
A partir do resultado obtido, verificou-se a existência de quatro fatores centrais formados por nove principais indicadores.
Concluiu-se que o uso da ...





Documentos relacionados