Comércio justo internacional: o caso do suco de laranja entre o brasil e a frança Reportar como inadecuado




Comércio justo internacional: o caso do suco de laranja entre o brasil e a frança - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Luiz Fernando Paulillo ; Annie Lambert ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Autor: Melise Dantas Machado

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Dantas Machado, Melise; Paulillo, Luiz Fernando; Lambert, Annie COMÉRCIO JUSTO INTERNACIONAL: O CASO DO SUCO DE LARANJA ENTRE O BRASIL E A FRANÇA Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
387-404 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto COMÉRCIO JUSTO INTERNACIONAL: O CASO DO SUCO DE LARANJA ENTRE O BRASIL E A FRANÇA Fair Trade: the case of orange juice commercialization between Brazil and France RESUMO Este artigo realiza una análise inicial das estruturas de governança do comércio justo de suco de laranja entre o Brasil e a França.
Para tanto, o comércio justo é visto como um campo organizacional composto por redes complexas de organizações que mantêm relações de dependência mútua e compartilham o mesmo sistema de valor.
Como o comércio justo é um assunto pouco estudado e apresenta particularidades com relação ao mercado internacional convencional, viu-se mais apropriado o desenvolvimento de um estudo exploratório.
Dados primários e secundários foram coletados.
Considerando o caso do suco de laranja entre o Brasil e a França, duas redes comerciais foram identificadas.
A rede integrada é constituída por atores especializados no comércio justo e a rede certificada inclui organizações comerciais mais convencionais, como os supermercados.
Apesar de adotarem mecanismos de funcionamento diferentes, no caso do suco de laranja, os importadores da cadeia integrada optaram por fazer parte da rede certificada.
Por esse motivo, ...





Documentos relacionados