Custos de mensuração e governança no agronegócio: um estudo de casos múltiplos no sistema agroindustrial da carne bovina Reportar como inadecuado




Custos de mensuração e governança no agronegócio: um estudo de casos múltiplos no sistema agroindustrial da carne bovina - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Renato Luiz Sproesser ; Décio Zylberstajn ;Organizações Rurais & Agroindustriais 2008, 10 3

Autor: Silvia Morales de Queiroz Caleman

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Organizações Rurais & Agroindustriais ISSN: 1517-3879 fic@unaes.com.br Universidade Federal de Lavras Brasil Morales de Queiroz Caleman, Silvia; Sproesser, Renato Luiz; Zylberstajn, Décio CUSTOS DE MENSURAÇÃO E GOVERNANÇA NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CARNE BOVINA Organizações Rurais & Agroindustriais, vol.
10, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
359-375 Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87812765004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CUSTOS DE MENSURAÇÃO E GOVERNANÇA NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CARNE BOVINA Measurement costs and agribusiness governance: a multiple case study applied to beef agrichain RESUMO A Teoria dos Custos de Mensuração (TCM) é, ao lado da Economia de Custos de Transação (ECT), um importante aporte teórico para estudar as transações econômicas.
Para a TCM, a mensuração dos atributos é uma variável chave para a identificação das formas eficientes de coordenação das transações.
A aplicação da TCM no estudo da coordenação de sistemas agroindustriais (SAG) é o contexto desta pesquisa, em que objetivou-se identificar os mecanismos de governança adotados no SAG da carne bovina.
Estudam-se cinco subsistemas em que avaliam-se os atributos da transação, de acordo com a ECT, e o seu grau de mensurabilidade (TCM).
Considerando a ECT, observa-se a existência de um gradiente crescente de coordenação em função do aumento da especificidade do ativo, partindo do extremo do mercado spot, exemplificado pelo subsistema carne commodity e chegando à integração vertical, exemplificada pelo subsistema ca...





Documentos relacionados