Federalismo e políticas educacionais no brasil: equalização e atuação do empresariado como projetos em disputa para a regulamentação do regime de colaboração Reportar como inadecuado




Federalismo e políticas educacionais no brasil: equalização e atuação do empresariado como projetos em disputa para a regulamentação do regime de colaboração - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Educação & Sociedade 2013, 34 124

Autor: GILDA CARDOSO ARAUJO

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil CARDOSO ARAUJO, GILDA Federalismo e políticas educacionais no Brasil: equalização e atuação do empresariado como projetos em disputa para a regulamentação do regime de colaboração Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
124, julio-septiembre, 2013, pp.
787-802 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87328534008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto FEDERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: EQUALIZAC;:Jí.O E ATUAC;:Jí.O DO EMPRESARIADO COMO PROJETOS EM DISPUTA PARA A REGULAMENTAC;:Jí.O DO REGIME DE COLABORAC;:Jí.O GILDA CARDOSO ARAuJa o artigo analisa as relacóes intergovernamentais, o conceito de equalizecáo (próprío ao federalismo de matriz cooperativa) e suas relacóes com o regime de colaboracáo, bem como os contornos recentes que as acóes e proposicóes sobre o regime de colaboracáo para a educacáo vém assumindo no Brasil.
O percurso analítico indica que há - além da permanéncia do forte poder indutor da Uniáo na definicáo de formas de colaboracáo para a educacáo e da relacáo que este ente federado estabelece diretamente com os municipios, desprezando os estados - wn crescente protagonismo do empresariado junto ao govemo federal na tentativa de buscar outras formas de regramento do regime de colaboracáo, sendo a mais expressiva delas os arranjos de desenvolvimento da educacáo. RESUMO: Palavras-chave: Federalismo no Brasil.
Políticas educacionais.
Relacóes intergovernamentais e equalizecáo.
Regime de colaboracáo.
Arranjos de desenvolvimento da educacáo. FEDERALISM AND EDUCATIONAL POLICIE...





Documentos relacionados