Esse é o meu lugar... esse não é o meu lugar: inclusão e exclusão de jovens e de adultos na escola Reportar como inadecuado




Esse é o meu lugar... esse não é o meu lugar: inclusão e exclusão de jovens e de adultos na escola - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca ;Educação & Sociedade 2013, 34 122

Autor: Sônia Maria Schneider

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Schneider, Sônia Maria; Ferreira Reis Fonseca, Maria da Conceição ESSE É O MEU LUGAR.
ESSE NÃO É O MEU LUGAR: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE JOVENS E DE ADULTOS NA ESCOLA Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
227-244 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESSE É O MEU LUGAR.
ESSE NÃO É O MEU LUGAR: INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE JOVENS E DE ADULTOS NA ESCOLA* M C S F M S R ** F *** RESUMO: Este artigo discute o desconforto de jovens e de adultos no estabelecimento da escola como seu lugar.
Os sujeitos da pesquisa são jovens entre 14 e 23 anos e adultos entre 24 e 65 anos de idade, estudantes do segundo segmento de ensino fundamental do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola municipal do Rio de Janeiro.
Em nossa análise, contemplamos relações geracionais repercutindo nas tensões e as tensões que se estabelecem nas polarizações entre lugar de sucesso e lugar de fracasso, e lugar de jovem e lugar de adulto na escola de EJA, identificando as práticas escolares como espaços de inclusão e de exclusão de jovens e de adultos na escola básica. Palavras-chave: Relações geracionais.
Educação de pessoas jovens e adultas. Práticas escolares.
Inclusão e exclusão. This is my place.
this is not my place: youth and adult inclusion and exclusion at school ABSTRACT: This article discusses youth and adult students’ discomfort in establishing the school as their place.
The research subjects are young people between 14 and ...





Documentos relacionados