Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica Reportar como inadecuado




Resiliência e prática escolar: uma revisão crítica - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Cecilia de Souza Minayo ; Carlos Otávio Fiúza Moreira ;Educação & Sociedade 2013, 34 122

Autor: Indinalva Nepomuceno Fajardo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Nepomuceno Fajardo, Indinalva; de Souza Minayo, Maria Cecilia; Fiúza Moreira, Carlos Otávio RESILIÊNCIA E PRÁTICA ESCOLAR: UMA REVISÃO CRÍTICA Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
213-224 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RESILIÊNCIA E PRÁTICA ESCOLAR: UMA REVISÃO CRÍTICA I M C N C F M S O F M * ** *** RESUMO: Explora-se a literatura nacional e internacional sobre resiliência e educação, por meio de um estudo de revisão crítica.
A base de análise foi a hermenêutica dialética.
Identificamos dois núcleos temáticos: a dimensão relacional da resiliência e a estrutura educacional; a estrutura da política educacional e a resiliência na prática docente.
O primeiro subdivide-se em dois campos: um relacionado à psicologia do desenvolvimento, valorizando o lugar do indivíduo na construção de posturas e comportamentos resilientes, e outro que se vincula à perspectiva sistêmica das instituições, incluindo escola e família.
Concluímos que na educação são produzidos “processos resilientes” e muito menos resiliência como conceito destituído de contexto, realidade e reflexão.
Sugerimos que uma análise dos campos simbólicos, dos capitais gerados nesse universo e do diálogo entre tradições pode ser útil para análises futuras da temática da resiliência e da educação. Palavras-chave: Resiliência.
Professor.
Prática docente. Resilience and educational practice: a critical review ABSTRACT: This article explore...





Documentos relacionados