Expansão da educação superior no brasil e a hegemonia privado-mercantil: o caso da unesa Reportar como inadecuado




Expansão da educação superior no brasil e a hegemonia privado-mercantil: o caso da unesa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Andréa Araujo do Vale ;Educação & Sociedade 2013, 34 122

Autor: Deise Mancebo

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Educação & Sociedade ISSN: 0101-7330 revista@cedes.unicamp.br Centro de Estudos Educação e Sociedade Brasil Mancebo, Deise; Araujo do Vale, Andréa EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A HEGEMONIA PRIVADO-MERCANTIL: O CASO DA UNESA Educação & Sociedade, vol.
34, núm.
122, enero-marzo, 2013, pp.
81-98 Centro de Estudos Educação e Sociedade Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=87326413009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A HEGEMONIA PRIVADO MERCANTIL: O CASO DA UNESA A D A M * V ** RESUMO: O trabalho apresenta a expansão da educação superior privada, a partir da análise de um caso exemplar: o da Universidade Estácio de Sá (Unesa).
Para tal, foram analisados dados e documentos do Conselho Federal de Educação, das associações que representam o empresariado da educação, da Unesa, além da legislação pertinente.
O texto sistematiza, inicialmente, os rumos privatistas da educação superior no país, acompanhando seus movimentos da ditadura militar à denominada “era das consolidações”.
A Unesa é tomada como fio condutor da argumentação, permitindo discussão aprofundada dos desenvolvimentos contemporâneos do setor, que compreendem: a concentração institucional, a financeirização e a internacionalização da educação superior (Faperj, Capes, Uerj). Palavras-chave: Expansão da educação superior.
Educação superior privada. Unesa. Expansion of higher education in Brazil and the private-market hegemony: the unesa case ABSTRACT: The paper presents the expansion of private higher education, based on the analysis of an exemplary case: the Universidade Estácio de Sá (Unesa).
In order to do...





Documentos relacionados