A prática de meditação aplicada ao contexto da saúde Reportar como inadecuado




A prática de meditação aplicada ao contexto da saúde - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Saúde Coletiva 2006, 3 10

Autor: ELISA HARUMI KOZASA

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil KOZASA, ELISA HARUMI A prática de meditação aplicada ao contexto da saúde Saúde Coletiva, vol.
3, núm.
10, 2006, pp.
63-66 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84222224007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto técnicas técnicascomplementares complementaresem emsaúde saúde Kozasa KozasaEH. EH.
AAprática práticade demeditação meditaçãoaplicada aplicadaao aocontexto contextoda dasaúde saúde A prática de meditação aplicada ao contexto da saúde ELISA HARUMI KOZASA Bióloga.
Mestre em Psicobiologia.
Doutora em Ciências.
Pesquisadora da Unidade de Medicina Comportamental do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.
Docente da Universidade Nove de Julho.
Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e da Família (NESCOF) – UNINOVE Recebido: 16-12-2005 Aprovado: 12-05-2006 Saúde Coletiva 2006;03(10):63-66 tecnicas complementares.indd 63 63 06.06.06 10:36:23 técnicas complementares em saúde Kozasa EH.
A prática de meditação aplicada ao contexto da saúde Este artigo é uma reflexão sobre um dos assuntos mais interessantes na área das técnicas complementares em saúde: a prática de meditação.
Apesar de popularizada a partir da disseminação da yoga no ocidente, existem práticas de meditação ligadas aos mais diferentes tipos de tradições, inclusive a cristã.
Suas pesquisas científicas intensificaram-se a partir da década de 70 e, atualmente, pode ser recomendada como complemento ao tratamento de distúrbios cardiovasculares como: hipertensão, alívio de sintomas de estresse e depressão, entre outros. Descritores: Meditação, Yoga,...





Documentos relacionados