Espiritualidade e sua relação com a concepção de saúde e doença durante o processo de viver envelhecendo Reportar como inadecuado




Espiritualidade e sua relação com a concepção de saúde e doença durante o processo de viver envelhecendo - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Yukio Moriguchi ; Valéria Silvana Faganello Madureira ;Saúde Coletiva 2013, 10 60

Autor: Leoni Zenevicz

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil Zenevicz, Leoni; Moriguchi, Yukio; Faganello Madureira, Valéria Silvana Espiritualidade e sua relação com a concepção de saúde e doença durante o processo de viver envelhecendo Saúde Coletiva, vol.
10, núm.
60, 2013, pp.
5-11 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84228212002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Saúde do Idoso Zenevicz L, Moriguchi Y, Madureira VSF.
Espiritualidade e sua relação com a concepção de saúde e doença durante o processo de viver envelhecendo Espiritualidade e sua relação com a concepção de saúde e doença durante o processo de viver envelhecendo Este estudo teve o objetivo de verificar a percepção da espiritualidade dentro da concepção de saúde e doença durante o envelhecimento.
Estudo observacional do tipo transversal, realizada na cidade de Chapecó-SC, no período de Julho de 2008 a Janeiro de 2009.
Fez parte da amostra 2160 pessoas de idades 20 a 39, de 40 a 59 e acima de 60 anos, implicando em 720 indivíduos entrevistados em cada faixa etária nas suas residências.
A partir dos resultados observou-se que 31,6% os indivíduos pesquisados compreendem a saúde como ausência de dor.
Para manter a saúde 41,8% salientam a necessidade de manter uma alimentação saudável, higiene adequada e atividade física.
Em relação à espiritualidade vivenciam de forma diferenciada conforme a sua faixa etária.
As informações demonstraram que quanto mais o ser humano envelhece mais espiritualizado ele se torna.
A religiosidade tem um papel de destaque na vida das pessoas. A Espiritualidade e a Religiosidade são ferramentas podero...





Documentos relacionados