Humanização da assistência e das condições de trabalho: a visão dos enfermeiros de um hospital universitário Reportar como inadecuado




Humanização da assistência e das condições de trabalho: a visão dos enfermeiros de um hospital universitário - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Eduardo Zaia ; Maria Aparecida Tedeschi Cano ;Saúde Coletiva 2013, 10 59

Autor: Delvane José de Sousa

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



Saúde Coletiva ISSN: 1806-3365 editorial@saudecoletiva.com.br Editorial Bolina Brasil de Sousa, Delvane José; Zaia, José Eduardo; Tedeschi Cano, Maria Aparecida Humanização da assistência e das condições de trabalho: a visão dos enfermeiros de um hospital universitário Saúde Coletiva, vol.
10, núm.
59, 2013, pp.
20-25 Editorial Bolina São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84228211004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto humanização da assistência Souza DJ, Zaia JE, Cano MAT.
Humanização da assistência e das condições de trabalho: a visão dos enfermeiros de um hospital universitário Humanização da assistência e das condições de trabalho: a visão dos enfermeiros de um hospital universitário A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Ministério da Saúde visa à reorganização dos processos de trabalho em saúde.
O objetivo desta pesquisa foi estimar a satisfação dos enfermeiros de um hospital universitário quanto à humanização do trabalho.
Os dados foram coletados por meio de questionário.
Foi realizado tratamento estatístico através das técnicas descritivas e análise fatorial.
82% dos respondentes pertenciam ao sexo feminino e 75% estavam na faixa etária dos 20 a 29 anos.
Ao rotacionar as variáveis, as seguintes categorias apareceram por ordem de variância: (1) Direito a participação e apoio da gerencia no trabalho; (2) Sinalização do ambiente e identificação dos profissionais; (3) Perfil profissional e condições para executar a assistência de enfermagem; (4) Satisfação profissional e reconhecimento no ambiente de trabalho; (5) Condições de higiene e segurança); (6) Modelo de gestão e equipamentos dispo...





Documentos relacionados