A construção de redes públicas na gestão local: algumas tendências recentes Reportar como inadecuado




A construção de redes públicas na gestão local: algumas tendências recentes - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 1

Autor: Suzana Moura

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Moura, Suzana A construção de redes públicas na gestão local: algumas tendências recentes RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
1, enero-abril, 1998, pp.
67-85 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013649005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A Construção de Redes Públicas na Gestão Local: Algumas Tendências Recentes Suzana Moura RESUMO O trabalho discute o significado e caraterísticas das redes públicas constituídas em processos de elaboração e definição de planos-projetos estratégicos, que buscam integrar o Governo Local e organizações da sociedade civil.
Parte-se de uma leitura de duas tendências que aparecem como impulsionadoras de inovação na gestão local na atualidade, nas quais se situam os processos analisados: o que se denomina de empreendedorismo competitivo e de ativismo democrático. Tais categorias de análise são elaboradas a partir de contribuições de autores que têm refletido sobre as mudanças ocorridas na gestão de cidades na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, em particular, no Brasil.
Agregam-se ao estudo as abordagens recentes sobre redes.
São considerados dois casos para a análise dessas novas tendências: a experiência do Planejamento Estratégico de Barcelona, Espanha, que se desenvolve desde 1988; e a do projeto Cidade Constituinte de Porto Alegre, RS, implementado a partir de 1993. Palavras-chaves: redes; desenvolvimento local; administração municipa...





Documentos relacionados