Cultura e desempenho organizacional: um estudo empírico em empresas brasileiras do setor têxtil Reportar como inadecuado




Cultura e desempenho organizacional: um estudo empírico em empresas brasileiras do setor têxtil - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

RACRevista de Administração Contemporânea 1998, 2 1

Autor: Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Bastos Fernandes dos Santos, Neusa Maria Cultura e desempenho organizacional: um estudo empírico em empresas brasileiras do setor têxtil RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
2, núm.
1, enero-abril, 1998, pp.
47-66 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84013649004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cultura e Desempenho Organizacional: um Estudo Empírico em Empresas Brasileiras do Setor Têxtil Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos RESUMO A importância estratégica da cultura organizacional tem sido sugerida e estudada por diferentes autores.
Neste trabalho tem-se como principal objetivo explorar o impacto da cultura organizacional no desempenho da empresa.
A pesquisa foi conduzida em quatro Estados do Brasil, com 478 indivíduos do corpo gerencial, participantes de 13 empresas brasileiras do setor têxtil.
Quanto ao enfoque metodológico, optou-se por linha de investigação mais quantitativa: este tipo de análise requer o exame de múltiplas organizações para serem comparadas.
A coleta de dados realizou-se por meio de questionário estruturado, com apoio estatístico de várias técnicas, entre elas a análise de clusters.
Os resultados encontrados apontam para duas direções: a cultura está significativamente associada ao desempenho organizacional; as empresas com cultura forte evidenciam melhor desempenho. Palavras-chaves: organizações; cultura organizacional; desempenho organizacional. Abstract This paper studies t...





Documentos relacionados