Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações Reportar como inadecuado




Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Antonio Hipólito Monteiro ; Cassiano Silva Machado ;RACRevista de Administração Contemporânea 2000, 4 1

Autor: Joel Dutra Souza

Fuente: http://www.redalyc.org/


Introducción



RAC - Revista de Administração Contemporânea ISSN: 1415-6555 rac@anpad.org.br Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Brasil Dutra Souza, Joel; Hipólito Monteiro, José Antonio; Silva Machado, Cassiano Gestão de Pessoas por Competências: o Caso de uma Empresa do Setor de Telecomunicações RAC - Revista de Administração Contemporânea, vol.
4, núm.
1, janeiro-abril, 2000, pp.
161-176 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=84040109 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Gestão de Pessoas por Competências: o Caso de uma Empresa do Setor de Telecomunicações Joel Souza Dutra José Antonio Monteiro Hipólito Cassiano Machado Silva RESUMO A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda.
A proposta deste artigo consiste na apresentação de um modelo capaz de balizar a gestão de pessoas de forma integrada, a despeito das pressões ambientais, estruturado a partir do conceito de competências.
A aplicabilidade do modelo é testada a partir da análise de sua implementação numa empresa do setor de telecomunicações, o qual passou por profundas alterações nos últimos anos.
O artigo começa com o resgate do conceito de competências, em suas diversas correntes teóricas, seguido pela apresentação do setor e da empresa estudados.
Em seguida, listam-se os principais resultados esperad...





Documentos relacionados